sábado, 11 de agosto de 2012

Sattva, Rajas e Tamas – o que são os Gunas?

     Os Gunas, Sattva, Rajas e Tamas, são atributos da energia física primordial gerada a partir da união de Prakruti e Purusha. Tal conceito remonta à Filosofia Samkhya da Criação.
"Purusha é a energia masculina, enquanto Prakruti é a feminina. Purusha é sem forma, sem cor e ainda sem atributos, além de não ter uma participação ativa na manifestação do universo. Essa energia é consciência sem escolha, passiva.
     Prakruti tem forma, cor e atributos: é consciência com escolha, é Vontade Divina, Aquela que deseja tornar-se muitas. O universo é a criança nascida no útero de Prakruti, a Mãe Divina. Prakruti gera todas as formas no universo, enquanto Purusha é a testemunha dessa criação. É energia física primordial, contendo os três atributos, ou gunas, encontrados em toda a natureza, o cosmos em evolução." (Vasant Lad)



     Os Gunas, ou atributos da substância universal, são já muito bem explicados, belamente ilustrados e caracterizados no Bhagavad Gita: "... O Universo é o grande ventre materno no qual lanço as sementes de todas as coisas, e delas, ó filho da terra, procedem todos os seres vivos de qualquer espécie.Pois, toda vez que nasce um ser, seja em que forma for, sou eu, o espírito do pai, que lhe dou vida, deitando as sementes das quais as formas nascem. Sattva, iluminação, Rajas, atividade, e Tamas, passividade - são os três poderes que nascem da Natureza e prendem o espírito infinito a este mundo finito. Desses três, Sattva, por ser puro e luminoso, possui o som de dar alegria e beatitude à alma livre de pecado e fascinada pela verdade. Rajas, porém, a paixão que cria cobiça, empolga a alma pelo apego às obras. Tamas nasce da ignorância e é causa da auto-ilusão em todas as coisas - um nada que domina o mundo inteiro e liga a alma pela inércia da passividade."
      "Dessa forma, Sattva produz felicidade; Rajas gera atividade e desejo de conhecer; e Tamas resiste à luz da sapiência pelas trevas da insipiência. Às vezes, Sattva prevalece sobre Rajas e Tamas; e às vezes Tamas sobrepuja os dois, Sattva e Rajas. Quando perecem a luz do conhecimento e a força da cobiça, resta Tamas. Quando Tamas e Sattva se apagem, continua a arder Rajas. Mas, quando a luz divina penetra todas as faculdades do teu ser, ó Arjuna, então sabe que Sattva atingiu em ti na maturidade. Quando desejos, cobiça, ganância, ambição e dinamismo externo perturbam o sossego da tua alma, então sabe que Rajas te governa. Quando estupidez, inércia e arrogante ignorância, erro, incerteza e superstição se apoderarem de ti, então Tamas se avassalou.(...) O que procede de Sattva é luz e pureza; de Rajas nascem torturas; e Tamas gera ignorância. Sabedoria é filha de Sattva, cobiça é produto de Rajas; ilusão e ignorância vêm de Tamas. Os que vivem à luz de Sattva pairam nas alturas da consciência do Eu divino; os que vivem dominados por Rajas guiam-se pela consciência do ego mental; e os que vivem em Tamas só conhecem a vida corporal."
     "Quando o homem de visão espiritual compreende como nele se revelam essas forças da Natureza, e sabe o que existe para além delas, então ele entra na minha liberdade. Então deixa de ser o autor das obras que realiza no plano da Natureza; liberto de nascimento e morte, de pecado, sofrimento e velhice, bebe as águas vivas da imortalidade." ("Bhagavad Gita")



      "Os três princípios vitais governam as funções físicas e mentais do corpo. Para haver equilíbrio de mente e corpo é essencial que haja um equilíbrio destes três princípios vitais. Em nível de pensamento e psiquê, é essencial um equilíbrio entre as três qualidades de Prakruti, isto é - SattvaRajas e Tamas -, para manter a harmonia com o ritmo cósmico. Estas três qualidades são responsáveis pelos três estados psíquicos diferentes quase que da mesma maneira que elas representam as três características da Substância Cósmica. Estas qualidades estão presentes em todos os aspectos da vida." (Vinod Verma)

     "Os três gunas são Sattva (essência), Rajas (movimento) e Tamas (inércia). Esses três são o fundamento de toda a existência. Estão contidos em equilíbrio em Prakruti. Quando esse equilíbrio é perturbado, há uma interação dos gunas que impulsiona a evolução do universo.
A primeira manifestação de Prakruti é o Intelecto Cósmico. Do Mahad é fomado o Ego (Ahamkar). Então o Ego se manifesta nos cinco sentidos (tanmatras) e nos cinco órgãos motores com a ajuda de Sattva, criando assim o universo orgânico. Posteriormente, o mesmo Ego manifesta-se nos cinco elementos básicos (bhutas) com o auxílio de Tamas, para criar o universo inorgânico.
Rajas é a força ativa, vital da vida no corpo, que movimenta tanto o universo orgânico quanto o inorgânico, para Sattva e Tamas, respectivamente. Assim,Sattva e Tamas são energias potenciais inativas, que necessitam da força ativa e cinética de RajasSattva é potencial criativo (Brahma); Rajas é força cinética protetora (Vishnu); e Tamas é força potencial destrutiva (Mahesha). Criação, Proteção e Destruição são as três manifestações do primeiro som silencioso cósmico, aum, que está agindo constantemente no universo." (Vasant Lad)

Características resumidas dos gunas:

• Sattva
 - qualidade de inteligência, virtude, harmonia e equilíbrio;
 - possui a qualidade da leveza e da luminosidade;
 - fornece felicidade, contentamento e paz;
 - promove introspecção, auto-conhecimento e espiritualidade;
 - Sattva puro leva à transcendência
 - tem movimento centrípeto (para dentro) e ascendente (para cima).

• Rajas
 -  possui a qualidade da agitação, atividade e desequilíbrio;
 - é motivado pela ação que busca um fim que leva ao poder;
 - é um movimento para fora;
 - a ação é egoísta ou "umbigocêntrica";
 - a busca é pelo prazer nas paixões, nos sentidos;
 - pode gerar emoções desequilibradas e levar a conflitos.

• Tamas
 - tem qualidade de inércia, embotamento, escuridão e ignorância;
 - funciona como a gravidade, com movimento descendente;
 - promove ilusão, sono e perda da consciência;
 - é pesada, obscura e estagnada;
 - promove fadiga, falta de energia e depressão.

5 comentários:

  1. Olá!!!
    Fiquei com uma dúvida, Tamas nunca apresenta um aspecto positivo?
    O descanso merecido em meio ao turbilhão do cotidiano, o sono reparador diante do dinamismo não seriam Tamas?

    Ou isto seria característica de Sattva unicamente?

    Gratidão...

    Namastê!

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  2. Marcia, infelizmente na Internet só encontramos os aspectos dos 3 Gunas. Isto é apenas o reconhecimento de forças e potências. Falta na Internet fontes que abordem os 3 Gunas de forma prática que nunca ou raramente de apresentam nesta 3 formas puras. Ou seja, os 3 Gunas interagem entre si permanentemente. Nosso estado pode estar sobre a influência de um Guna mas na verdade as 3 forças estão em constante atividade. Normal é que no decorrer de processo vários Gunas dominem a cada momento dela. No entanto falta explicar o lado positivo de tamas que pode funcionar como um momento essencial para ativação da atividade de outro. E também o lado negativo de sattva que é muitas vezes responsável por nós deixar sobre a influência de Tamas. Uma pessoa em Tamas é uma pessoa rara ou que não é vista frequentemente e uma pessoa em sattva seria um autêntico Budda. Ou seja, estás pessoas são raras e o que é natural são Estados em que os 3 lutam entre si e nenhum permanece ou domine por tempo prolongado. Mais normal ainda é a permanência de Rajas com subidas e descidas a Tamas. Há também o micro e o macro. O guna dominante durante a vida é o guna dominante a cada hora do dia. Não tente se identificar com um Guna porque nos somos o resultado da actividade dos 3 Gunas e um guna não existe sem o outro.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. http://atuavidanosastros.com/category/elementos-e-gunas/

    Veja aqui uma interpretação diferente. Sattva é na verdade um equilíbrio entre tamas e Rajas. É o caminho do meio. Infelizmente temos a tendência rajatica a colocar tudo em forma piramidal onde Tamas é mau e sattva é o bom. Tamas é a introspecção também, quando em equilíbrio com Rajas que resulta num estado de sattva nunca constante. Tudo depende os desafios da vida. É uma dinâmica e não um signo.

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    1. Muito obrigada por esta importante complementação skinworld. E também à Marcia , por abrir o conceito e permitir esse fluxo de relexões, essa dinâmica " gunica" rs. Um abraço a todos !

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