segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Os Textos Clássicos do Ayurveda





     Os 2 principais textos clássicos do Ayurveda são o Caraka Samhita e o Sushruta Samhita. O primeiro é um tratado de medicina interna e clínica médica, e o segundo é um tratado de cirurgia.
Segundo a tradição, o conhecimento contido no Caraka provém de Brahma, o criador, que o trasmitiu a Daksha, seu filho, que encheu o universo de seres vivos e, por sua vez, trasmitiu o conhecimento aos irmãos Ashwin, os médicos divinos, que então instruíram Indra, o rei dos deuses.
     Atreya, autor do quinto livro do Rig Veda, foi o primeiro ser humano a quem os deuses ensinaram a arte da medicina através de Indra. Após registrar o que aprendeu, Atreya passou o conhecimento para seus discípulos Agnivesha, Bhela, Jatukarna, Parasara, Ksirapani e Harita, tendo cada um deles acrescentado seu próprio comentário ao texto original de Atreya.
     Os textos de Agnivesha, que sobreviveram praticamente intactos, é que formam o corpo do Caraka Samhita, que passou a ser assim conhecido após ser revisado por Caraka. O original foi ainda reescrito e revisado por Drdhabala, resultando no texto moderno que conhecemos hoje.


     O Caraka Samhita é considerado o mais completo e detalhado texto do Ayurveda, além de constituir as bases deste sistema médico.  Caraka foi o primeiro médico a apresentar os conceitos de digestão, metabolismo e imunidade, além de observações sobre fisiologia, etiologia e embriologia, além de fundamentos de genética. A qualidade principal que o Ayurveda empresta de Caraka é a instenção de remover a causa da doença e não apenas curá-la; ou seja, a prevenção é o mais importante.
Dos livros escritos por Bhela e Harita só existem fragmentos.
     Ainda segundo a tradição, em relação ao Sushruta Samhita, a lenda modifica-se a partir de Indra, que transmite seus conhecimentos a Dhanwantari que, por sua vez, transmite, em nível terrestre, para Divodasa, rei de Kashi (Benares), que por sua vez revelou os segredos da medicina a um grupo de médicos do qual Sushruta fazia parte.
     O Sushruta Samhita é considerado de grande valor porque, além da medicina, contém descrições técnicas de cirurgias como a oftálmica, para tratamento de catarata, rinoplastia e descreve instrumentos cirúrgicos. Sushruta foi um dos primeiros a estudar a anatomia humana. Em seu tratado foi descrito o estudo de anatomia em detalhes com a ajuda de um cadáver.
     O terceiro trabalho principal em Medicina Ayurvédica é o Ashtanga Samgraha de Vagbhata, que resumiu as visões de Caraka e Sushruta e somou dados científicos originais relativos ao tratamento de doenças.

Sem comentários:

Enviar um comentário