segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Os Pancha Mahabhutas - 5 grande elementos


     Pancha Mahabhutas são os cinco princípios ou elementos básicos que se originaram na energia que flui da Consciência Cósmica e por sua vez estão presentes em todas as matérias do universo. São eles: Éter (espaço), Ar, Fogo, Água e Terra.
     No início do mundo esses elementos existiam em um estado de consciência não-manifesta. Desse estado de consciência unificada, as vibrações sutis do som silencioso cósmico Aum manifestaram-se, dando ensejo ao aparecimento do elemento Éter. A partir dos movimentos sutis do elemento etéreo foi criado o Ar. Os mesmos movimentos produziram fricção, que gerou calor; as particulas de calor-energia coordenaram-se  formando uma luz intensa e, a partir dela, manifestou-se o elemento Fogo. Através do calor do Fogo, certos elementos etéreos dissolveram-se e liquidificaram-se, manifestando o elemento Água, solidificando-se depois para formar as moléculas da Terra.
     Os elementos são como estados da matéria: a Terra representa o estado sólido; a Água, o líquido; o Ar, o gasoso; o Fogo, o poder de mudar o estado de qualquer substância; e o Éter, o elemento que é ao mesmo tempo a fonte de todos os outros e o espaço onde eles existem. Dos cinco elementos, o Éter é o menos denso e a Terra, o mais denso - estes sendo extremos da manifestação de todas as matérias.
     Os Pancha Mahabhutas aparecem sempre combinados de maneira inseparável na natureza e variam apenas em sua proporção relativa para conferir as qualidades diferentes de cada substância e isso permite classificá-la de acordo com o elemento mais predominante em sua estrutura.
     Refletindo o Universo, tomando o Homem como um Microcosmo, nosso corpo também é composto pelos 5 elementos básicos. 
    Os espaços dentro dele são manifestações do elemento Éter. Os movimentos no corpo são governados pelo elemento Ar. O elemento Fogo é produzido pelo metabolismo e manifesta-se na temperatura do corpo, na digestão, na inteligência e na visão. O elemento Água é fundamental para o pleno funcionamento de órgãos e tecidos e manifesta-se nos sucos digestivos, nas secreções das glândulas e no sangue, por exemplo. Do elemento Terra derivam todas as substâncias sólidas como pele, cabelos, unhas, dentes, ossos, músculos e tendões.
     Cada um dos cinco elementos têm localizações no corpo, características ativas, sintomas sob déficit e influência em diversos processos biológicos. Cada um deles também se relaciona a um dos sentidos principais: o Éter à audição, o Ar ao tato, o Fogo à visão, a Água ao paladar e a Terra ao olfato.
     Os cinco elementos básicos se expressam no corpo humano como três princípios básicos conhecidos por tridoshas - Vata, Pitta e Kapha. Tais modelos contitutivos são conceitos únicos do Ayurveda e podem ser definidos como mecanismos que governam nosso fluxo de inteligência e de energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário