quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Horas do dia e o tempo das estações

(Texto traduzido e adaptado por mim, extraído do livro "Ayurvedic Cooking for Self-Healing", de Usha & Vasant Lad)


     O relógio biológico do corpo é regulado pelos doshas. O tempo de atividade máxima de Kapha é de manhã cedinho ou à tardinha, de 6 às 10 da manhã e de 6 às 10 da noite. O período Pitta é o meio dia e a meia noite, de 10 da manhã a 2 da tarde, de 10 da noite a 2 da manhã. As horas de Vata são o pôr do sol e a aurora, de 2 a 6 da manhã e de 2 a 6 da tarde.
     De forma que uma doença tipo Pitta, como úlcera, possa causar desconforto tarde da noite na hora pitta do relógio biológico. O contrário também é válido: a experiência de uma dor aguda na região do estômago tarde da noite pode significar úlcera ou outra agravação do tipo Pitta.
    Após a comida ser ingerida, ela passa por vários estágios de digestão, cada um envolvendo um dosha específico. Digerir uma refeição grande leva de 6 a 8 horas. Por aproximadamente 2 horas e meia após a ingestão, o dosha dominante é Kapha, que é associado ao estômago. Aproximadamente 2 horas e meia depois, Pitta é o dosha dominante. Esse período e o dosha são associados com o intestino delgado, onde a bile e enzimas intestinais estão agindo. Enfim, a digestão é completada no cólon, o sítio predominante de Vata, onde a absorção e a eliminação ocorrem. Este estágio é um tempo de dominância Vata. O gás, uma qualidade de vata, irá ocorrer se o alimento não for digerido propriamente.
    
     As estações também têm atributos parecidos com os dos três doshas e podem causar agravação e desequilíbrio. Por exemplo, o verão é quente, agudo e brilhante, o que provoca Pitta. Então doenças Pitta como queimaduras solares, tonteiras, exaustão, acne e diarréia podem ocorrer. Psicologicamente, as pessoas podem responder a ninharias com raiva e ira.
    O outono é seco, leve, frio, claro e ventoso, todas as qualidades agravantes de Vata dosha. Dores e desconfortos nas juntas e músculos podem se materializar, e a mente pode se tornar temerosa, ansiosa e solitária.
    O peso, frio e a umidade do inverno podem provocar Kapha, levando a tosse, resfriado e congestão dos sinos. Apego e cobiça podem se desenvolver na mente quando Kapha é agravado.
    A qualidade aquática da primavera também provoca Kapha e algumas pessoas tenderão a desenvolver resfriados de primavera, alergias e doenças respiratórias neste momento.
A mudança de uma estação a outra pode requerer a mudança da dieta de alguém por um período de tempo a fim de restaurar o equilíbrio.




Fazendo a quantidade certa de exercícios

     Os exercícios também devem estar em harmonia com a constituição específica. Indivíduos Kapha podem realizar os exercícios mais vigorosos; Pitta, uma quantidade média; e Vata, a mais moderada. Aeróbica, natação, caminhadas rápidas ou ciclismo são bons exercícios para Pitta ou Kapha, mas não para Vata.
     Vata tende a adorar pular e correr, mas exercícios como Yoga, alongamento e Tai Chi são melhores escolhas. Para pessoas com desequilíbrios mais sérios de Vata ou Pitta e para aqueles com mais de 80 ou menos de 10 anos, o exercício deve ser bem suave. Caminhar é provavelmente o melhor exercício para todos de todas as constituições.
     Mesmo para um indivíduo saudável, o Ayurveda sugere que o exercício seja realizado com metade da capacidade de cada um, ou apenas até quando houver suor na testa, debaixo dos braços ou ao longo da coluna. Esta quantidade de exercícios estimula o fogo gástrico, melhora a digestão e alivia a constipação, além de induzir o relaxamento e o sono profundo.
     Suar ajuda a eliminar toxinas, reduzir gordura e faz você se sentir bem. Porém, exercitar-se em demasia pode levar a desidratação e perda do fôlego, até mesmo dores no peito e dores musculares, eventualmente levando a artrite, ciática ou a alguma condição cardíaca.

1 comentário: